sábado, 10 de março de 2012

Alguém que te ouça



Sabe, meu bem, fazia tempo que eu não ia à praia encontrar você sentado onde você sempre senta e observa todo mundo que passa. Calado, escuta cada palavra que eu diga e nunca atrapalha. É que eu estive por aí na corrida do enlouquecida do sifrão que nos cerca. Todo final de mês é a mesma coisa. E, meu bem, não se preocupe, eu não consegui conversar com ninguém. É que nessa época a corrida não é só minha, não, e não sobra um cristão pra uma conversa dessas.
Dia desses ouvi um cara na rua  dizer para o outro que, recém voltado de São Paulo presenciou uma cena indo buscar o metrô, ele dizia que do lado direito da escada rolante ninguém ia, é a parte dos que passam correndo e quem estiver no caminho, se prepare, vai ser pisoteado! Fiquei de cara, mas vou entendendo cada vez mais onde estamos vivendo. Ou melhor, morrendo.
Na sexta fui a um bar, você sabe, gosto de ter a desculpa de ouvir a conversa dos outros aí me pago uma bebida para. O fato é que duas mulheres, já deviam estar no terceiro litro de conhaque, quando diziam da coisa de não ter alguém que te ouça. Uma delas reclamava do namorado que jamais a telefonava para nada. Ela queria alguém ligando para ela para não falar nada. Ou seja, alguém que não precisasse de um motivo inicial para uma conversa ao telefone, já que presença não tinha. E trabalhavam na mesma empresa, vivendo por uma parede que os separassem.
Aí no caminho encontro um bêbado, devia ter saído do mesmo bar. Me assustou quando cheguei na esquina e ele me abordou dizendo: "Eu bebo para viver, tantas pessoas não bebem e estão morrendo."
Eu não sei, meu bem, é tanta coisa estranha acontecendo. O homem anda se perdendo na coisa mais simples que é a vida. Eu não sei aonde vamos se a coisa continuar. Estamos surdos-mudos o tempo todo, piloto automático.
Diálogo. É preciso reaprender a dialogar. Se eu soubesse, não precisaria vir aqui na praia de Copacabana porque a única pessoa que me ouve é a estátua de Carlos Drummond.

0 comentários:

Postar um comentário

 
" ©Template por 187 tons de frio. Resources:surpriseice e Anomalin.